CrossFit- Método de Treino ou Estilo de Vida?

Treino de força e condição física geral, baseado em movimentos funcionais variados feito em intensidade elevada. Assim se define o CrossFit.

O CrossFit é uma fantástica metodologia de treino que combina o melhor de 3 mundos:

  • levantamento de pesos (bolas medicinais, Kettlebell…)
  • elementos gímnicos (trabalho com o peso do corpo, elevações, flexões, agachamentos)
  • e os melhores movimentos de endurance (correr, remar…)

Chegou oficialmente a Portugal no ano de 2012 e desde então continua em franca expansão.

Mas será apenas uma moda, um método de treino ou um estilo de vida?

É moda, sem dúvida. Todas as pessoas já ouviram falar de CrossFit, ou têm um amigo que pratica, ou um colega que participou no Open. A maioria quer experimentar, alguns têm receio porque usa-se barras olímpicas carregadas com discos pesados, medo das lesões, outros acham que não é o desporto ideal para eles porque não se acham capazes de realizar todos aqueles treinos intensos e pesados, fazer Muscle-ups…etc. dizem que é deporto para “bichos”, ( isto porque o CrossFit foi-lhes apresentado como um desporto de competição, o que não é a sua verdadeira essência, mas isso será tema para outro artigo). Contudo muitas pessoas acabam por experimentar, algumas gostam outras não. Enquanto continuar a ser um conceito recente haverá um entra e sai regular deste “mundo”.

É um método de treino, também. Muitos atletas profissionais e de elite têm participado neste programa. Lutadores, ciclistas, surfistas, tenistas, triatletas e têm sentido melhorias na sua capacidade física e performance.

Para além disto, é um estilo de vida. Mais do que um método de treino, é um programa pensado com bases na saúde, alimentação, qualidade de vida…

  • Todos os praticantes aprendem as bases de uma boa alimentação (“Eat meat and vegetables, nuts and seeds, some fruit, little starch and no  sugar.
    Keep intake to levels that will support exercise but not body fat.”)
  • Aprendem a realizar de forma segura os movimentos funcionais (são aqueles que o ajudam na vida real, carregar compras do supermercado, levantar e agachar para cuidar do seu filho),
  • Passam a descobrir os seus limites e a elevar o conhecimento e consciência de si próprio.

Este estilo de vida é então suportado por o melhor de tudo, a Comunidade, considerando assim também os resultados, a superação individual, o pertencer a um grupo, a uma equipa que ajuda, a incorporação do exercício simples e eficaz na vida das pessoas e a transformação que produz nos indivíduos.

 

“Makes People Better”

 

Hélder Santos

CF-L1 Trainer

ptheldersantos@gmail.com

Share this Post!

About the Author : Hélder Filipe Soares dos Santos

Paixão pelo treino físico Estudante Ciências do Desporto Coach CrossFit Personal Trainer Atleta

Send a Comment

Your email address will not be published.